Osias Chaves

FREI MIGUEL PERDE IMPORTANTE DEFENSOR DE SUA FUNDAÇÃO

Pronunciamento do Luto
Alunos sendo comunicados
Nossa escola veste luto pelo falecimento do Sr. Damianos Sotirakis, popularmente conhecido como Grego, ocorrido na manha desta sexta-feira (29). O Senhor Damianos, além de pai da Professora Maria Sotirakis, foi uma dos baluartes para a implantação do "2º Grau" no município de São Miguel do Guamá. Foi um cidadão e empresário atuante nas discussões do processo que consolidou a inauguração da Escola Frei Miguel de Bulhões naquele 28 de maio de 1979.

A Direção da Escola declara luto para acompanhar as últimas homenagens a esse imigrante querido a muitos guamaenses.

O corpo diretivo, os docentes, os técnicos, as equipes de apoio e os dicentes, apresentam condolências a Professora Maria Sotirakis e demais familiares.


PÁSCOA SOLIDÁRIA

Um sorriso nos lábios, um olhar esperançoso, um gesto repleto de gratidão, um coração feliz diante de um ato que concretiza o mais nobre sentimento se conhece por um nome: solidariedade.

Solidariedade se aprende, se constrói desde a infância através de experiências que temos um com os outros. Mas é preciso ensinar a ser solidário, a repartir, refletir sobre as ações cotidianas, olhar o mundo com cuidado sabendo o quanto é importante que ele esteja saudável, a ter empatia pelo outro o que é inerente àqueles que amam verdadeiramente não só em palavras, mas em síntese, por completo.

É vergonhoso constatar a situação que chegou a civilização, onde a fome mata milhões pelo mundo, mas em algumas famílias muitos morrem por doenças causadas por excesso de peso, isso é exemplo de disparidade entre o progresso econômico e a democracia. Com base nesse exemplo, a Comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio " Frei Miguel de Bulhões" promove o presente projeto da Páscoa Solidária considerando que algumas famílias moradoras nesta cidade de São Miguel do Guamá estão vivendo variadas dificuldades relacionadas ao índice elevado de desemprego, baixo poder aquisitivo, renda familiar insuficiente.

As ações propostas neste projeto serão implementadas no 1º semestre letivo da escola, no período de 04 a 27 de abril/2011 e são de caráter pedagógico e interdisciplinar, tendo como finalidade sensibilizar a comunidade escolar no espírito de solidariedade e de cidadania através de arrecadação de alimentos, organização de cestas básicas para serem doadas a algumas famílias de alunos desta escola e/ou algumas famílias de baixa renda moradoras nesta cidade.
O presente Projeto pode ser desenvolvido pela comunidade escolar da seguinte forma:


• Organização e elaboração do projeto;
• Socialização do Projeto ao corpo docente e discente, pessoal de apoio e secretaria através de uma faixa;
• Sensibilização e mobilização da comunidade escolar através de uma faixa e dos padrinhos da turma;
• Arrecadação dos alimentos não perecíveis nos turnos existentes na escola por meio do representante e vice da turma;
• Mobilizar os funcionários para contribuir com 02 produtos p/ formar uma cesta básica p/ sortear entre os funcionários;
• Seleção das famílias para receber as cestas básicas de alimentos;
• Confecção e entrega de cartões para as famílias virem na escola buscar as cestas em qualquer turno.
• Em cada turno Culto de ação de Graças com apresentações sobre a Páscoa e entrega simbólica de uma cesta básica.
• Encerramento com Distribuição do Lanche especial.

PROGRAMAÇÃO

                        ATIVIDADES
ORGANIZAÇÃO DO PROJETO.     18/02 a 27/04/11                COMUNIDADE ESCOLAR

MOBILIZAÇÃO DAS TURMAS.      04 a 2O/04/11    PADRINHO E MADRINHA/ PROFESSOR (A)

ARRECADAÇÃO                               04 a 20/04/11            REPRESENTANTE E VICE DA TURMA

SELEÇÃO DAS FAMÍLIAS.              18 a 20/04/11

ENTREGA DAS CESTAS.                   25 a 27/04/11

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS           27/04/11
(4ª FEIRA)


Conteúdo do Simulado 2011 - Primeira Avaliação

Caros Alunos, estamos próximos da realização do Simulado 2011 - Primeira Avaliação.
No dia 14/04 será realizado o Simulado das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História, Sociologia, Artes, Química e Matemática.  Segue Conteúdo Programático.

1ª SÉRIE

LÍNGUA PORTUGUESA
*Denotação e conotação , *Figuras de linguagem, *Trovadorismo, *Interpretação textual

HISTÓRIA
 UNIDADE I - RELAÇÕES DE TRABALHO, ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS, RELIGIOSIDADE E MENTALIDADES NA GRÉCIA ANTIGA

1. ESPARTA: O espaço das sociabilidades, O hilotismo e Estado e Poder
2. ATENAS: O espaço das sociabilidades, Estado e Poder e As reformas e a cidadania: de Sólon a Péricles
3. RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE

MATEMÁTICA
• CONJUNTOS NUMÉRICOS
• INTERVALOS REAIS
• NÚMEROS COMPLEXOS

QUÍMICA
PONTOS DE FUSÃO E EBULIÇÃO
MODELOS ATÔMICOS
ESTRUTURA ATÔMICA
DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

SOCIOLOGIA
EIXO TEMÁTICO I: Indivíduo e Sociedade
1- O Conhecimento como Característica da Humanidade.
2- A Revolução Industrial e o Surgimento da Sociologia
3- As Principais Correntes Teóricas e as Possibilidades de Análise Científica dos Problemas Sociais: Positivismo;Funcionalismo.

ARTES
*Definição de Artes
*A Arte no dia-a-dia das pessoas
*Origem da Arte
*A arte na Pré-História

2ª SÉRIE
LÍNGUA PORTUGUESA
*Coesão e Coerência Textuais
* Interpretação de Texto
* Tipos e Gêneros Textuais
* Linguagem Verbal e Linguagem Não Verbal
* Funções da Linguagem
* Denotação e Conotação

HISTÓRIA
Renascimento Cultural ou Renascença.
Reformas Religiosas na Europa.
Absolutismo Francês.
Teóricos do Estado Absolutista.
Absolutismo Inglês.

MATEMÁTICA
• TRIGOMOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
 CIRCUNFERÊNCIA
• ARCOS E ÂNGULOS

QUÍMICA
SOLUÇÃO:
• TEORIA
• CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES ( COMUM, MOLAR, TÍTULO, DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES)


SOCIOLOGIA
EIXO TEMÁTICO I: Poder, Política e Estado Moderno.
1. Surgimento e desenvolvimento do Estado Moderno.
2. Poder e representação: modelos de democracia.


3ª SÉRIE


LÍNGUA PORTUGUESA
*Linguagem verbal e Linguagem não verbal
*Tipos e gêneros textuais
*Coerência e coesão textuais
*Interpretação de texto


HISTÓRIA
O Nacionalismo Contemporâneo: a unificação alemã e italiana do século XIX.
O Neocolonialismo ou Imperialismo do século XIX.
A I Guerra Mundial.

MATEMÁTICA
 MATRIZES
• DETERMINANTES
• VETORES

QUÍMICA
ESTUDO DO CARBONO
CLASSIFICAÇÃO DAS CADEIAS
LIGAÇÕES SIGMA E PI

SOCIOLOGIA
EIXO TEMÁTICO I: SOCIEDADE E IDENTIDADE.
1-A Questão da Identidade nas Várias Sociedades;
2-Diversidade no Processo de Socialização;
3- A Identidade Cultural na Pós-Modernidade.


No dia 15/04 será a vez do Simulado das seguintes disciplinas: Inglês, Física, Geografia, Filosofia, Educação Física e Biologia. Segue Conteúdo Programático.

1ª SÉRIE

INGLÊS
• Verbo to b e ( is, am, are)
• Tempo presente ( singular/plural)
• Forma: afirmativa/negativa e interrogativa)
• Plural substantivos ( plural of nouns)
• Simple Presen Tense
• Texts Comprehention

GEOGRAFIA
* RELAÇÃO SOCIEDADE –NATUREZA: DO MEIO NATURAL AO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO E INFORMACIONAL.
* ESPAÇO GEOGRÁFICO NO MUNDO GLOBALIZADO: IMPLICAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO.


FÍSICA
-Velocidade Média
MOVIMENTO - MU  e MUV

BIOLOGIA
A QUIMICA CELULAR
FILOSOFIA

EIXO TEMÁTICO I: Razão e Sociedade
1. O que é Filosofia?
2. Surgimento da Filosofia na Grécia;
3. A passagem histórica do Mito à Razão;
4. Os primeiros filósofos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

• Conceitos da Educação Física. (Atividade Física, Exercício Físico, Qualidade de vida, Estilo de vida, Esporte, ...)

2ª SÉRIE

INGLÊS

• Verbo to be ( was, were )

• Tempo passado ( singular/plural)
• Forma: afirmativa/
• negativa e interrogativa
• Simple Past
• There to be (Past Tense)
• Text Comprehention

GEOGRAFIA
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL: DA BIPOLARIZAÇÃO Á MULTIPOLARIZAÇÃO.

GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO “ DESINTEGRADORA” DO ESPAÇO: AS REGIÕES “ EXCLUÍDAS” OU PRECARIAMENTE INSERIDAS Á NOVA ORDEM MUNDIAL.

FÍSICA
-Escalas Termométricas.

- Dilatação Térmica.
-Propagação de calor - Condução, Convecção, Irradiação

BIOLOGIA
-Conceitos básicos em genética

-Heredograma ou genealogia
-Probabilidade em genética
-Leis de Mendel

FILOSOFIA
EIXO TEMÁTICO I: Ética e cidadania
1. O campo da ética e da moral.
2. Planos da moral, o normativo e o factual;
3. Liberdade e determinismo.

EDUCAÇÃO FÍSICA
O valor do diálogo. A arte de conversar.
Caminhada é opção para a prática de exercícios físicos.


3ª SÉRIE

INGLÊS
• -Tempo presente ( simple present )

• Regras da 3ª pessoa do singular ( he,she, it )
• Uso do auxiliar: do, dos (frases interrogativas ) don’t, doesn’t ( frases negativas )
• -passado simples (simple past )
• Verbos regulares/irregulares
• Uso do auxiliar: did/didn’t
• -futuro (future )
• Will ( sentenças: afirmativas, negativas e interrogativas)
• Text Comprehention

GEOGRAFIA
A FORMAÇÃO HISTÓRICA TERRITORIAL BRASILEIRA.
A INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA.

FÍSICA
Carga elétrica

-Processos de Eletrização.
-Força elétrica.
-Campo Elétrico.

BIOLOGIA

NOMENCLATURA

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
VÍRUS
REINO MONERA

FILOSOFIA
EIXO TEMÁTICO I: Consciência crítica e filosófica
1. O homem como sistema aberto
2. O despertar da consciência crítica
3. Modos de consciência: mítica: mítica, religiosa, intuitiva, racional, senso comum.
4. Ideologia: a dissimulação dos interesses

EDUCAÇÃO FÍSICA
O valor do diálogo. A arte de conversar.

Caminhada é opção para a prática de exercícios físicos.